Quem anda pelo mundo cervejeiro já ouviu falar muito da panelinha ao panelão. E foi exatamente assim que aconteceu com o mestre cervejeiro Alexandre Xerxenevsky.

Alexandre começou a fazer cerveja em casa no ano de 2010. Em um concurso de cervejeiro caseiro em 2011 ganhou a medalha de ouro com um estilo de cerveja que ainda não era tão conhecido no Brasil, a Belgian Tripel. Este estilo além de não ser tão conhecido era difícil de ser feito, porque para encontrar os ingredientes corretos era um grande desafio já que tudo nesta época era importado. Haviam poucas informações sobre cerveja artesanal no Brasil e a maioria dos canais de blog ou vídeo blog que falavam sobre o assunto eram estrangeiros.

Em 2014 novamente uma medalha de ouro, e a produção dos seus rótulos campeões em micro cervejarias em São Paulo motivou o casal, Alexandre e Rogéria Xerxenevsky a abrir uma cervejaria em Brasília/DF como ciganos, sendo os pioneiros neste modelo na cidade.  Além disso, se tornou uma oportunidade para a Rogéria desenvolver seu potencial empreendedor e o início da construção de uma empresa sólida contribuindo até os dias atuais um com o outro no crescimento da empresa. 

Em 2016 voltaram para a cidade de São Paulo e continuaram com a cervejaria no mesmo modelo.

Em 2017 ficaram mais presentes em eventos regionais e festivais principalmente pelo interior do estado. No final deste mesmo ano começaram a marcar presença nos principais bares da cidade, e a partir de então cada vez mais a X Craft Beer ficaria conhecida pelos amantes de uma boa cerveja artesanal.

Agora em 2021 um outro sonho e desafio está em andamento, que é a montagem da própria fábrica onde fica a X atualmente na região de Interlagos na Zona Sul de São Paulo. 

Não se enganem achando que tudo foi fácil. Alexandre e Rogéria investiram e continuam investindo fortemente nos estudos relacionados à cerveja. Alexandre é formado em Microbiologia Cervejeira pelo Siebel Institute em Montreal, formado em Tecnologia Cervejeira pelo Siebel Institute em Chicago e Sommelier de Cervejas pelo ICB. Rogéria é formada em Gastronomia, Chef Internacional pelo Senac/SP, Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos, ambos pelo ICB.

Fernanda Marin /Sommelier de Cervejas / Mestre em Estilos / Escrevedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.